Direitos, Infância e Agenda Pública

Para transformar a realidade é preciso, antes de tudo, conhecê-la e discuti-la a partir de dados objetivos. Por esta razão, um dos pilares do trabalho desenvolvido pela Rede ANDI América Latina tem sido o monitoramento e a análise da cobertura dos principais veículos impressos da região sobre os direitos da infância e da adolescência. O objetivo é contribuir para a construção de um jornalismo mais socialmente responsável e proativo, capaz de incidir de forma efetiva nos processos de formulação de políticas publicas em  favor de crianças e adolescentes.

Realizado desde o inicio de 2004, o monitoramento da imprensa latino-americana baseia-se em uma metodologia pioneira desenvolvida há mais de dez anos no Brasil pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância). Os dados gerados por este monitoramento vêm subsidiando a edição de relatórios nacionais que retratam os diferentes aspectos do trabalho jornalístico, em cada país que integra a Rede.

Esta publicação representa um novo passo ao oferecer, pela primeira vez, uma leitura crítica comparativa da abordagem editorial dos temas ligados à infância e adolescência em diferentes jornais latino-americanos.

Os dados foram compilados em 2005, a partir do monitoramento diário de 121 periódicos de dez países. Desenvolvido pelas Agências integrantes da Rede ANDI América Latina e pela equipe de Monitoramento e Estatísticas da ANDI, o presente estudo constitui hoje a linha de base que permitirá acompanhar a evolução quanti-qualitativa da cobertura no futuro.

Dessa maneira, será possível avaliar o impacto das ações dos diversos atores sociais no sentido de dar visibilidade ao cumprimento dos direitos fundamentais das pessoas menores de 18 anos – ou seja, o principal e mais vulnerável grupo populacional do continente.

Em nome da Rede ANDI América Latina gostaríamos de agradecer os esforços de todas e todos os que têm contribuído para o sucesso do projeto – em especial, o apoio recebido dos nossos aliados estratégicos, sem o qual este estudo não seria possível.

Boa leitura!

Para descargar haga click aquí